quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Resoluções Para Cuidar da Sua Casa

by Ingrid


Mais um início de ano! Sabe o que isso significa? Que você provavelmente tem uma lista enorme de resoluções de Ano Novo, mas não vai cumprir nenhuma delas! De novo!

Afinal, alguém já conseguiu manter alguma ao longo de todo o ano? Ano passado, eu me lembro de ter feito somente uma resolução: não ser uma noiva histérica. Bem, acho que não fui tão mal assim. Acho. Porém, este ano, estou com listas gigantescas de resoluções! E, na tentativa de ser uma boa dona da minha casa, algumas (ok... muitas!) dessas resoluções tem a ver com a vontade de deixar a minha linda casinha mais confortável, prática e parecida com a gente!

Nessa lista de resoluções estão tarefas que sempre tive a obrigação de fazer, mas nunca fiz desde que me mudei. Talvez você também tenha coisas assim na sua casa! É claro que você tem! Arrumação de casa é uma tarefa infindável! Tá aí um exemplo: dar um fim a coisas que não precisa mais, como roupas, sapatos e livros! Não acumular bagulhos é problema de 99,8% da população brasileira! E mesmo que eu tenha acabado de inventar essa estatística, ainda a considero super verdadeira!

Nessa lista se encontram ainda as tarefas que tenho vontade de fazer, mas ainda não consegui, por falta de tempo e, muitas vezes, vontade mesmo! Um exemplo é praticar mais receitas na cozinha!

Venho, então, por meio deste post, compartilhar algumas resoluções de uma dona de casa recém-casada, que ainda está trabalhando na formação da sua rotina em relação a serviços domésticos! A ideia é tentar realizar essas tarefas ao longo do ano e, posteriormente, escrever sobre o meu sucesso ou fracasso em realizá-las. Mas, para ficar mais legal, seria interessante, se os leitores que têm o mesmo interesse tentassem fazer também em suas casas e compartilhassem a experiência! Afinal, tornar as resoluções públicas faz com que tenhamos maior assiduidade em praticá-las, já que contamos com outras pessoas observando e cobrando a manutenção delas ao longo do ano.

Portanto, todo mês postarei sobre uma resolução específica e sobre como foi ou como tem sido o processo de realizá-la. E, assim, torço para que sejamos todos encorajados a tirar as resoluções do papel e tenhamos, enfim, um feliz ano novo!

E, já que você perguntou, aqui estão algumas delas:


1) Jogar bagulhos fora. Quero ver quem consegue essa! Acredito que essa valha tanto para as donas de casa consagradas quanto para as não-muito-experientes quanto eu. Sabe aquelas caixas cheias de coisas que você nunca mais vai usar, mas jura que vai? Pois é. Vale para roupas, sapatos, objetos de decoração, material da faculdade, coisas quebradas, coisas que você junta para fazer artesanato quando sabe que não tem o menor talento para isso (não que aconteça comigo...), por aí vai! Muitas delas, você pode doar e fazer com que elas voltem a ser úteis e encontrem novamente o seu lugar no mundo! Aproveite e crie mais espaço na sua casa para coisas necessárias, ou para coisas que você simplesmente ache bonitas, ou apenas para olhar para o vazio e refletir! Vai saber, né!

2) Mudar a decoração da sua casa. Às vezes a gente vai enchendo a casa com coisas aleatórias que ganhamos ou que compramos não sabemos por que; coisas que não tem nada a ver com a gente e que, na verdade, são feias demais! Então, faça doação ou guarde como presente para o próximo inimigo secreto! A minha casa, por outro lado, ainda está crua! Só tem o necessário, com raras exceções de uma velinha figurando aqui e ali! Então, meu caso é outro. Preciso comprá-las!

3) Plantar temperos. Sempre quis tentar essa, e me parece bem saudável e saboroso ter o tempero fresquinho em casa. Então, a ideia é começar pelos mais básicos, como salsa, cebolinha, orégano... e ver se eles sobrevivem! Bem prática a minha ideia!

4) Tentar uma nova receita a cada mês. Tenho que confessar que ainda me falta um pouco de talento, assiduidade e vontade na cozinha, e quero aprimorar (não a falta deles, claro). Então, tentarei receitas doces e salgadas e postarei as que derem certo aqui! Aqueles que quiserem entrar nessa também, serão bem-vindos! Afinal, o que é um blog para recém-casados sem as receitas?!

5) Convidar pessoas para irem jantar/almoçar na sua casa. Tenho a impressão de que escrever isso aqui vá me gerar uma quantidade enorme de pessoas se oferecendo para ir à minha casa, mas tudo bem... dizem que uma casa com visitas é uma casa mais alegre! E, apesar de recebermos realmente muitas visitas em casa, percebi que nunca fizemos nenhum convite formal para uma refeição. Algo do qual espero não me arrepender no futuro.

6) Descobrir uma fórmula secreta para limpar o box do banheiro. Tem coisa mais difícil do que isso? Parece que tudo o que eu faço não dá resultado! Uma loucura! E eu estou torcendo para que, se for para desistir dessas resoluções, que seja antes de chegar até essa aqui!

Escrevi apenas seis, para não pecar por excesso de otimismo!

Você está sendo convidado a participar dessa ideia, colocando em prática na sua casa aquilo que você tiver interesse, ou deixando comentários, caso você tenha já realizado alguma delas e tenha dado certo. Ou apenas lendo o texto.

Mas, conte-nos, quais outras resoluções para cuidar melhor da sua casa você tem para 2013? Compartilhe nos comentários!

Tenham todos um feliz 2013!

15 comentários:

  1. Tomara que a resolução das receitas novas a cada mês dê certo! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara! Mas aí vamos ter que criar a resolução de ir sempre à academia! rs

      Excluir
  2. Bom dia linda ! muito legal compartilhar as nossas tentativas com acertos ou erros de nossas resolucões ,faz a gente querer dar continuidade aos planos , ainda mais qdo se tem um marido que adora acumular toda sorte de tralhas ,rs ...bjs ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Tá na hora de levar as resoluções a sério. A gente acaba fazendo um monte delas, mas esquece de formar um plano para a realização delas! Esse ano resolvi fazer os dois! E, com certeza, a parte das tralhas é sempre a mais difícil! rs

      Excluir
  3. Ei Ing, eu também quero plantar temperos! O box do banheiro eu limpo com água e sabão mesmo, depois passo limpa vidros. É meio trabalhoso, mas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivy, lembrei justamente de você quando escrevi essa. Sempre gostei de usar salsa na comida, aí comprava aquele ramo, mas boa parte estragava. Eu não precisava de tanto assim. Vinha muito. Aí pensei que ter em um vasinho pudesse ser a solução, duraria por mais tempo. Já o problema do box é mais difícil, aquelas gretinhas entre um azulejo e outro continuam pretinhas e horrorosas! Só sabão não funciona pra mim, e nem esses produtos mais forte, tipo X14. Nada deu jeito. O negócio é ir tentando todas as sugestões que eu encontrar! rs

      Excluir
  4. Essa de jogar bagulhos fora sempre me pareceu ótimo. Ainda mais porque você começa um lar (em tese) "do zero", então não tem desculpa para ter excesso de coisas acumuladas! Pra isso, aprendi no sistema FlyLady que "(...) não é possível organizar o que é tralha. Então, antes de tentar se organizar, você precisa se desfazer do que não serve para mais nada." (Fonte: http://vidaorganizada.com/organizacao/comece-a-se-organizar/como-comecar-no-sistema-fly-lady/) E como tem tralha, não? Desde uma sacolinha do mercado no lugar errado até o panfleto de propaganda que foi útil, mas não é mais.

    Sobre o box do banheiro, quando você descobrir, me conta... =P Hoje eu dia acabo esfregando as paredes e o vidro com palha de aço + detergente de louça + algo específico pra banheiro... Às vezes passo removedor, às vezes álcool, às vezes lustra-móveis, mas não encontrei nenhuma solução de fato efetiva e definitiva!

    E... Sobre os temperos... Acabo de chegar em casa e ver meu pé de manjericão sequinho... Me deu um aperto no coração! Meu companheiro de quase todos os dias...! Vou ter que providenciar outro logo, mas me animei bastante em ver que não é necessário ter uma sacada pra plantinha ir pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen, achei esse sistema Fly Lady digno de ser olhado mais a fundo. Não conhecia ainda! Me parece ótimo pra quem tem uma vida agitada e que vale a pena testar certas coisas ali. Mas é verdade, como tem tralha! E parece que todo dia chega mais! E enquanto o tempo vai passando, mais difícil vai ficando de se desfazer delas!
      Em relação ao box, já ouvi dizer que lustra-móveis e ótimo para mantê-lo limpo por mais tempo. Mas o maior problema são as gretinhas entre um azulejo e outro! Quando eu encontrar algo que as deixe branquinhas, serei a pessoa mais feliz do mundo! haha
      Sinto muito pelo seu pé de majericão! Dá uma dó! Deixei minhas plantinhas aqui no fim de ano com um aperto no coração também! Felizmente elas estavam bem! Mas e aí? Por quanto tempo teve esse manjericão?

      Excluir
    2. Olha, o que resolveu muito bem pra mim nos rejuntes ("gretinhas" = rejuntes, supus =P) foi o Veja X-14 que tira limo... É só borrifar, deixar agir e depois enxaguar! Sai tudo! Só não esqueça de abrir bem a porta e janela do banheiro, porque o troço é forte!

      Ah, o manjericão estava num vaso pequeno, desses comprados no mercado; nem cheguei a replantar pra um vaso maior. Durou uns 2 meses, mas ele se autoregeners muito bem! =P Tinha dias que eu depenava ele e achava que ele não sobreviveria, mas em uns 3 dias as folhinhas já estavam lá de novo. Deixava na muretinha entre a cozinha e a área de serviço - tem muita luz, mas não pega sol direto em nenhum horário.

      Excluir
  5. Ingrid, não existe fórmula secreta pro box mesmo. Só labuta (e muita)...hahaha. Eu geralmente esfrego com uma buchinha com cândida e sabão em pó. Deixo descansar um pouco enquanto limpo o resto do banheiro e depois esfrego de novo e uso uma faquinha de ponta pra limpar entre os azulejos. Coisa bem chata., hahahaha... Acho que essa dica não te alegrará em nada, mas é assim que eu faço. hahahaha.De resto, espero que consiga cumprir suas resoluções de ano novo. Acho que vou roubar essa idéia de tentar uma receita nova por mês. Vamos ver se terei disciplina pra isso.
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana! Realmente não alegrou em nada! haha... mas o que não dá trabalho, não é bom, né! Quem sabe não tento isso aí de usar a faquinha! Quanto as receitas, fiz uma listinha já de algumas receitas que quero experimentar! Talvez ajude a conseguir cumprir essa resolução! Esse mês tentarei umas duas já!

      Excluir
  6. Ingrid, amei suas resoluções. Eu nunca mais fiz, porque nunca cumpro, rs. Mas achei super legal a ideia. A das receitas, talvez ajuda ter um livro grandao de receitas! Isso me incentivou bastante. Já estou com saudade de cozinhar, mas agora só quando voltar para são paulo. Sobre o box do banheiro, me disseram q o segredo eh água sanitária, regar o box com ela, e deixa-lo assim por um bom tempinho e só depois ir e dar uma boa esfregada, rs. Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou coletando receitas já! Vou até te convidar pra vir experimentar uma! haha... você e Ronaldo serão minhas cobaias! Sobre o box... a parte de jogar a água sanitária é super tranquila, o resto é que é difícil! rs

      Excluir
  7. Oi, LIndinha! Já curti seu blog lá no Face mas, já que estou aqui, parabéns outra vez. Então, vou deixar uma contribuiçãozinha justamente naquela área em que sou piorzinha: a cozinha (rsrsrs). Experimentei a receita que está neste link aqui, ó: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/742-macarrao-de-panela-de-pressao-iii.html. E não é que deu certo?! Usei pene no lugar do macarrão parafuso, tirei uns ingredientes que não curto (molho de tomate e caldo de galinha)e acrescentei ervilha (de latinha mesmo), umas azeitonas verdes, para não ficar insosso, e uma folhinha de louro. Ficou uma delícia! Bjssss procês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece ótimo! Rápido de fazer! Vou tentar um dia! Macarrão pronto em 4 minutos (e não é miojo)! O sonho de toda mulher!

      Excluir