sábado, 22 de dezembro de 2012

Sobras das sobras das sobras


Para variar um pouco o assunto do blog, decidi escrever um pouco sobre comida! :)

O Natal está chegando, junto com muita comida e as sobras do dia seguinte. O que fazer com as sobras do Natal? Na verdade, o que fazer com as sobras do dia a dia?

Esta semana tive que cozinhar bastante em casa porque meu marido já está de férias, e ainda não estou acostumada a preparar somente a quantidade de comida necessária para duas pessoas que comem pouco. Então sobrou bastante macarrão e arroz. Eu tinha certeza de que seria muito difícil criar coragem para comer de novo mais tarde e no dia seguinte. Como não tinha tempo para consultar muita gente a respeito, vi uma receita online sobre como melhor aproveitar esse tipo de sobras. E não é que foi super fácil e deu certo?

Chama-se fritatta e fica uma delícia. E dá pra ser bastante criativa. Não vou passar uma receita exatinha, porque é mais no olhômetro e depende muito do que você tem. Mas os principais integrantes são estes: azeite, ovo, queijo e sobras!
  1. Coloque um fio de azeite numa forma.
  2. Despeje as sobras nela, espalhando-as pra preencher bem.
  3. Aqueça no fogão, desgrudando e mexendo bem.
  4. Separadamente, bata os ovos (3-4, dependendo da quantidade de sobras).
  5. Acrescente sal e pimenta a vontade.
  6. Eu acrescentei queijo ralado na mistura pra dar aquele toque gostosinho.
  7. Misture os ovos batidos nas sobras, abrindo espaço, deixando-os penetrar até o fundo e ficar bem espalhado e uniforme.
  8. Tire a forma de cima do fogão e coloque no forno.
  9. Eu acrescentei algumas fatias de queijo por cima.
  10. Agora é só deixar por um tempinho até ficar dourado em cima.
  11. Pronto! Você já tem um prato quente e diferente.




Para variar, você pode acrescentar outras coisas e temperos, como azeitonas fatiadas, cogumelos, milho, queijo, etc. Fica a seu critério!

E vocês, o que fazem com as sobras das refeições?

Um comentário:

  1. Eu tenho um problema seríssimo com sobras. Odeio. Não gosto delas e nunca tenho vontade de comê-las. Mas eu geralmente faço exatamente isso que vc faz quando se trata de arroz e feijão e alguma mistura como carne moída, por exemplo.... Frito um ovo e misturo = restodontê. Com macarrão nunca tentei. Morro de dó das pobres sobras, totalmente desprezadas aqui em casa...rs. Tento, mas confesso que quase sempre não consigo fazer coisas boas com elas.

    ResponderExcluir