quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Chá e sua importância no casamento - Parte I


Tarde chuvosa e fria... casa vazia, silenciosa e limpa. Você acabou de fazer aquela faxina maravilhosa que satisfaz qualquer dona de casa. O chão está limpo. A louça lavada. A geladeira arrumada. A cama feita. A máquina roda com a roupa. Toalhas guardadas. O cheiro de limpeza está fresquinho. Você se senta, exausta mas feliz, no sofá e contempla seu trabalho bem feito. Seu marido só voltará mais tarde para casa e ficará bastante feliz também com a casa limpa. De repente, a chaleira começa a chiar. Você se levanta e corre pro fogão, desliga o fogo e separa sua xícara predileta. Na caixa de chás, seus olhos percorrem as opções: chá branco com limão, chá preto, maçã com canela, frutas vermelhas... Você escolhe maçã com canela, para combinar com o clima pseudo-outonal. E agora, à melhor parte. Com sachê na xícara, a água quente despejada com cuidado esfumaça deliciosamente, levantando o cheiro de canela. Sem adicionar açúcar, você deixa a xícara descansar por um minuto e, então, leva-a para seu cantinho confortável no sofá e abre o livro que estava morrendo de vontade de continuar lendo. Ao encontrar a página no livro onde tinha parado da última vez, você levanta a xícara, inspira aquele cheiro maravilhoso, sopra bem e toma seu primeiro gole. O líquido desce, aquece o corpo inteiro, e você, relaxada, começa a ler.

Todo mundo tem ou deveria ter seus mimos, seus hábitos, seus hobbies, algo que providencie um momento bem pessoal. Creio que é importante, especialmente aos casados, porque estar casada não significa que você deixou de ser você, se despersonalizou, ou agora só pode fazer o que o outro gosta. Aliás, é justamente o contrário! O casamento deve ser um espaço seguro para você florescer como pessoa, em segurança e amor, e desfrutar das diferenças entre os dois, aprendendo o que pode com os interesses do outro. Curto chá desde antes de casar. Ronaldo não gosta, mas tudo bem! Nunca me impediu de investir nesse mimo. Muito pelo contrário, ele encoraja, sempre pergunta se está faltando chá em casa e gosta de me ver feliz com isso. Ele, por outro lado, além de outros gostos estranhos, rs, ama Filosofia, e estou constantemente aprendendo cada vez mais com ele. Se me perguntassem sobre Wittgenstein uns meses atrás, eu não teria a mínima noção de quem era!

Ter seus mimos pessoais é super saudável para o casamento. Há muitas razões:

  • Fomos feitos à imagem de Deus, e Deus se mantém distinto de nós, com Sua personalidade, Seus desejos e Seus atos.
  • Deus “de modo assombrosamente maravilhoso” nos formou. Significa que Ele não desperdiçou criatividade ao moldar nossa personalidade. Você é um indivíduo completo e tem o direito e o dever de se portar como tal.
  • Ao se anular no casamento, esquecendo-se de que você é um indivíduo, você se tornará cada vez mais dependente do outro para se definir, e isso levará à amargura profunda, que é veneno para a alma e o relacionamento, pois só Deus pode sustentar a nossa existência.
  • Esposa, se teu marido amar a Cristo, ele amará quando você investir em si mesma. Ele pode até te mimar e cuidar de você, mas não pode viver a sua vida para você.
  • O seu cônjuge não define quem você é. É Deus que te define. Portanto, ao se anular e viver em função total do seu cônjuge, você estará idolatrando-o e pecando contra Deus. Claro, tem que tomar cuidado também para não ir ao outro extremo e viver em função de si mesmo(a).
  • Variedade, diferenças, gostos pessoais, isso é lindo! É o que marca a humanidade e a beleza de Deus. Muitas coisas não são certas nem erradas. São simplesmente diferentes. Buscar investir também nessa área é louvar a Deus pela Sua criatividade!
  • Ao investir nisso, você promoverá segurança, amor e confiança.
  • Ao compreender esse conceito, e permitir e incentivar que seu cônjuge faça o mesmo, você aprenderá a respeitar as diferenças, se irritará muito menos (dica pras mulheres!), valorizará mais o seu cônjuge e, quem sabe, aprenderá muito com ele.
  • Não tenho filhos, mas tenho pais, e meus pais são muito diferentes um do outro. No entanto, eles se respeitam e cada um tem seus próprios gostos. Mamãe é holandesa, adora quebra-cabeças e vive montando cada coisa enorme; Papai é paraibano, ama motocicletas e vive saindo por aí pra pegar uma estrada. Ver essa diferença respeitada entre os pais é uma segurança imensa para os filhos que aprenderão a serem indivíduos para a glória de Deus também, respeitando e amando os outros.
  • Essas diferenças enfatizam o vínculo que temos um com o outro por intermédio de Cristo. Se em tudo mais somos diferentes, nós temos algo muito mais importante em comum, que é o amor por Cristo e o desejo profundo de viver para a glória dEle. 

Por tudo isso, gostaria de exemplificar esse conceito com meu mimo pessoal: chá. Porque eu gosto de chá. E porque decidi investigar mais a respeito para compartilhar com você, querido(a) leitor(a)! Portanto, estarei postando em breve um pequeno artigo sobre chá e talvez convença você a adotar o gosto também!

É um tesouro poder cultivar as diferenças de hábito e gostos no casamento. Somos indivíduos numa aliança incrível que nos torna um, não a partir de duas metades, mas de 1+1.

Agora vai a pergunta a vocês: Que hábitos e hobbies vocês têm que poderiam cultivar e/ou incentivar seus cônjuges a cultivarem?

14 comentários:

  1. Sabe o que é mais gostoso nisso tudo? É poder aplicar isso enquanto solteira também, afinal de contas perder a personalidade não é nada bom Acho que essas coisas podem e devem ser cultivadas durante a solteirice ou enquanto namora e tal...
    Lindo texto Dika! continue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super verdade, Sueli! Cada um, independente do seu estado civil, precisa perceber que é um indivíduo :)

      Obrigada, querida! Brigadinha pela visita. Beijão

      Excluir
  2. "Duas pessoas convivendo juntas se assemelham", dizem por aí. Mas isso não quer dizer que devam se anular! Gostei muito da ideia do casamento como um espaço para florescer como pessoa! Só ressalta a importância do cônjuge em ser um instrumento de Deus para a maturação do outro! Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ingrid! Fiquei muito feliz que tu gostasse do texto! Eu agradeceria pela visita, mas não faria muito sentido, né? :P

      Excluir
  3. Parabéns pelo texto lindo e cheio de verdades.
    Um abraço
    Telma Linhares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Telma! Obrigada pela leitura e a visita! :) Beijos

      Excluir
  4. Ótimo texto, e que me fez aprender mais um pouco. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico super feliz que foi um texto útil para você. Volte mais vezes!

      Excluir
  5. Que bonito esse texto! Seu pai indicou no facebook e eu vim conferir. Sou casada há pouco mais de 3 anos e ainda me sinto uma iniciante, rs. Acho que a gente nunca deixa de aprender e de descobrir novos detalhes. Adorei como você colocou o chá, que parece ser algo tão pequeno e sem importância, naquele papel de "pequenos prazeres da vida que nos fazem mais feliz". Parabéns. Vou passar por aqui mais vezes. Beijos. Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi! Imagino que daqui uns três anos eu estarei também me achando uma recém-casada, justamente por isso, rs. Mas é gostoso, né? Obrigada pela leitura! Passe sim :) Beijinhos, Drika

      Excluir
  6. Parabéns, jovem esposa Hendrika! É raro ver uma moça que goste de chá. É a minha bebida preferida também. Espero que cultive este hábito por longos anos. Assim você terá muitas oportunidades de refletir sobre o seu dia. Não fique preocupada se o seu cônjuge não se acostumar com a idéia. Viva às diferenças! Abs.
    Sara Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você gosta também! Esses dias está um calor tão grande que às vezes troco chá quente por um cházinho bem geladinho, mas acho que vale também, né? E você tem razão, as diferenças fazem toda a diferença :) Obrigada pela leitura! Beijinhos

      Excluir
  7. Nossa, que texto lindo! Amo chá, eu vivi suas palavras.. senti até o cheiro da canela... rsrs... parabéns pelo lindo trabalho... Aprender a não ver as diferenças como muros é importantíssimo em qualquer relação né? bejoo Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Libia! Obrigada pela visita e por compartilhar! Beijos :)

      Excluir