segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A Glória de Cristo num copo d'água




Ontem, ao final do dia, estava me sentindo bastante fraca. Sentei à mesa com meus dois pequenos e lhes servi o jantar. Ofereci a cada um copo d'água e somente então percebi o quanto estava desidratada, pois apesar de ter oferecido água aos meus filhos o dia inteiro, eu mesma havia esquecido de tomá-la. Tomei um gole e foi um alívio instantâneo. E então, num impulso materno, tentei explicar sem muito sucesso aos dois como a água é importante para nosso corpo e como precisamos dela para viver. João contentou-se com repetir a palavra "água" várias vezes e Samantha sequer me olhou nos olhos enquanto comia. Não se importaram muito para minha explicação, mas enquanto comiam e bebiam, pude maravilhar-me por uns instantes diante daquilo que estava vendo.

Cristo referiu-se a si mesmo como sendo a água viva.

Nunca havia parado para pensar que Ele provavelmente não estava simplesmente aproveitando a existência da água para forçar uma comparação imperfeita a si mesmo. Afinal, por que meu Deus Todo-poderoso teria improvisado? Isso não condiz ao Seu caráter. Não. Na eternidade, assim como fez com todas as outras coisas, Ele predeterminou a existência da água (a sua composição química, suas características químicas peculiares, sua interação com outras moléculas, sua importância essencial na fisiologia humana, seu ciclo natural, sua abundância e escassez em tal e tal lugar, a sensação de sede que nos dá na sua falta, a saciedade que sentimos ao tomarmos água, etc.).






E não somente isso, mas a água foi criada antes mesmo dos sete dias da criação ("Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Gênesis 1.2). Não havia sequer luz antes da água.

E tudo isso foi planejado e realizado para que, naquele instante em que Jesus aproximou-se da mulher samaritana ao lado do poço (João 4.10), Ele pudesse referir-se a si mesmo como sendo a água viva. Cristo nunca falou nada sob improviso. Cristo é Deus e as águas foram criadas "por ele e para ele" (Romanos 11.36). Ele reina sobre toda a Sua criação e ela submete-se a Ele. ("Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?" Mateus 8.26). Impreterivelmente. Tudo que está ao nosso redor foi projetado com perfeição para compreendermos melhor a glória do nosso Criador e Salvador. Não somente a água, mas cada elemento químico que compõe a estrutura do nosso universo. As leis físicas que regem a nossa realidade. As complexidades da nossa alma que fazem quem nós somos.

Ele as conhece todas, pois Ele as criou... e criou cada detalhe com um propósito.

Qualquer leitor amante das Terras Médias encanta-se com a história, suas complexidades e seus detalhes fascinantes que J. R. R. Tolkien demorou quase 40 anos para criar por inteiro. Tudo está de certa forma interligada, tudo é explicável, tudo foi predeterminado pelo autor. E nós estamos apenas olhando para um universo criado por uma mente humana. Como é grandioso olhar ao redor e perceber que Deus de fato é o AUTOR de tudo que existe, que na eternidade e na Sua sabedoria e Seu conhecimento perfeito e completo, pensou e planejou a maior história que poderíamos imaginar!


Nada, nada, nada acontece por acaso. Sequer o vento vem e vai sem Deus ter determinado o seu caminho. "Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados" (Mateus 10.29-30).


Como então posso viver minha vida sem maravilhar-me a cada momento da Glória de Deus? Como posso viver amedrontada num mundo que foi projetado até os mínimos detalhes pelo meu Pai Soberano? Como posso viver sem curiosidade, desinteressada e estagnada na minha vida espiritual quando vejo Sua mão poderosa em tudo que faço? No próprio tecido da realidade? Desde as lições mais preciosas que a maternidade me ensina a respeito de Deus até a simplicidade de um copo d'água, eu posso encontrar alegria plena em meu Salvador, pois Ele não somente me salvou, mas Ele também reina soberanamente sobre todas as coisas.

As urgências do momento rouba-nos o prazer de maravilhar-nos diante da beleza e formosura de Cristo que vemos refletidas na Sua criação. Problemas surgem que tratamos como se escapassem do alcance do nosso Pai. Que tragédia vivemos no dia-a-dia à busca da felicidade quando levantamo-nos, deitamo-nos e deixamos escapar como areia entre os dedos a verdadeira felicidade que é maravilhar e contemplar ao nosso Salvador! Desejar e ansiar por estar cada vez mais perto Dele! Foi para isso que fomos criados! Fomos criados para glorificar a Deus com todo nosso ser e encontrarmos prazer verdadeiro Nele!

Que perigo corro ao me esquecer sequer por um momento dessa grandiosa Verdade! São nesses momentos em que retiro os olhos de Cristo que me afogo no mar de ansiedade, de temores, de amor-próprio e de idolatria. Nas palavras do brilhante C. S. Lewis, "somos criaturas divididas, correndo atrás de álcool, sexo e ambições; desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia."

Sou apaixonada pelo meu marido e por isso, na sua ausência, tudo me lembra dele e me faz ansiar pela sua volta: cheiros, palavras, músicas, comidas e gestos. Assim também quero que seja com meu Amado. Quero enxergá-Lo em tudo. Quero viver encantada pela Sua beleza. Quero lembrar-me de que Ele é Poderoso, que Ele é Rei, que Ele é Salvador, e que Ele está vindo por mim. Sim, Ele está voltando pela Sua Igreja! Não há forma melhor de enfrentar o que vier nessa vida do que plenamente satisfeito e encantado em Cristo. Que Deus nos conceda o prazer da Sua Graça e que abra os nossos olhos para Suas maravilhas diariamente!

"Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém!"
Romanos 11.33-36
"Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir. (...) Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia."
Salmo 139.5-6, 17-18

Um comentário:

  1. Gostei da reflexão, que mistura observações da natureza (teologia natural) e das Escrituras (teologia propriamente dita) e das experiências pessoais (teologia a caminho). Beijos do seu pai orgulhoso.

    ResponderExcluir