domingo, 10 de março de 2013

Fazendo faxina para a glória de Deus (ou Como encontrei meu coração no vaso sanitário)

by Drika


Ontem, fui tanto dona de casa que devo ter ofendido algum ideal do movimento feminista. Comecei querendo lavar primeiro o banheiro e, quando descobri que teria a noite livre, pus-me a arrumar a casa inteira, lavar roupa, lavar louça, tirar o lixo, etc. Decidi que ia deixar minha casa limpa e cheirosa para meu marido e eu no Dia do Senhor. Afinal, como dá para descansar num lar bagunçado e sujo? Estou agora descansando numa cama limpa e feita, sem louça para me preocupar, no conforto de um lar arrumado. 

Não é sempre que tenho esse tempo bom para arrumação, mas acho que vou construir esse hábito. Além de me forçar a fazer um exercício a mais e tomar responsabilidade pela minha bagunça e deixar a casa mais confortável para o descanso do Dia do Senhor, me ajudou espiritualmente na preparação para o domingo. 



Durante as tarefas ontem, tive bastante tempo para pensar e meditar. Nossa casa nesta vida, nesta Terra, é como nosso coração caído. Assim como a casa acumula poeira, se bagunça facilmente, precisa de reparos constantes e organização, o nosso coração, nesta vida imperfeita, necessita de constante arrumação. Nosso coração precisa de muito mais faxina do que o vaso sanitário, pois a rebeldia que se encontra nos cantos mais obscuros do nosso íntimo não é algo que se tira facilmente com Harpic. Precisamos diariamente sondar nossos corações e discipliná-los à luz da Palavra de Deus. Assim como nosso lar nesta Terra é temporário e imperfeito, nosso coração também está num estado temporário e caído, mas será transformado em algo perfeito e impecável com a volta de Cristo. Essa é a promessa dada aos que se agarram em Cristo como seu único Salvador e Amigo. Limpar a casa é só mais uma forma de me lembrar disto. Facilmente me esqueço de desconfiar de mim mesma, de discernir os desejos do meu coração enganoso. O orgulho é algo que toma conta da rotina facilmente e é um pecado que rapidamente destrói relacionamentos e lares. É algo que precisa ser trabalhado dia após dia, sem cansar e sem desistir!

Antigamente, limpar a casa me parecia algo enfadonho, sem graça, árduo e inútil, pois eu sabia que sempre precisaria voltar a limpar. Agora, se tornou uma lição e momento de meditação. Afinal, trabalhar no coração diariamente é muito mais difícil. Mas o Espírito Santo é capaz de fazer a faxina no meu coração de forma que me tornarei cada vez mais parecida com meu Salvador, Jesus. Não trocaria ser dona de casa por nenhuma profissão gloriosa!

Além disso, que satisfação dá ao terminar de arrumar tudo!

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." Salmos 139:23-24

5 comentários:

  1. Como são bons seus textos! Adorei a meditação, e vai me ajudar a olhar mais pra dentro de mim, indo atrás das sujeiras escondidas do meu coração. Valeu :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Drika! Acho que um é reflexo do outro, quanto mais nosso coração tá focado em outras coisas que não Deus, mais a nossa casa vai ficando sujinha e desarrumada! Quanto mais vc coloca as suas energias pra glorificar a Deus em tudo, mais vc vai ter cuidado com a casa! Se não cuidamos de nós, não cuidamos do nosso redor tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei o post - ve em frente - nao desista - é bom D+ ter a sua casinha aconchegante e limpa até para que nosso Criador seja exaltado. Sua bisavó sempre dizia: "Nao quero que meu Salvador veja minha casa suja no dia que voltar" :) (de sua mãe Minka)

      Excluir
  3. Casa bagunçada e suja me incomoda muito, mas às vezes eu estou tão cansada que dá desânimo de colocar em ordem, mas quando coloco a sensação é muito boa, assim é meu enganoso coração, dá trabalho limpar, mas a paz que vem em seguida é maravilhosa.

    ResponderExcluir